Aplicativo desenvolvido pela Abin garante troca segura de informações entre agentes públicos
Ferramenta nacional utiliza criptografia avançada e dispensa uso de apps estrangeiros no serviço público
Uma nova ferramenta de comunicação, desenvolvida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), permitirá que agentes públicos e autoridades governamentais troquem informações de forma segura e sigilosa. O objetivo é dispensar o uso de aplicativos de mensagens comerciais, muitos deles criados por empresas estrangeiras.
Batizada de msg gov, a plataforma foi apresentada nesta semana pela Abin aos ministros do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência (Consisbin) e está disponível para sistemas Android e iOS.
Notícias relacionadas:
Segundo a Abin, o aplicativo funciona de maneira semelhante às plataformas comerciais, permitindo o envio de mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo, além do compartilhamento de arquivos e documentos, tanto em conversas individuais quanto em grupos.
A primeira versão do msg gov foi testada internamente pela Abin ao longo de 2025. O aplicativo é integrado ao sistema gov.br, o que, segundo a agência, oferece mais praticidade aos usuários.
O diferencial do aplicativo está no uso de criptografia de ponta, desenvolvida pelos próprios especialistas da Abin. Essa tecnologia é considerada um pilar da soberania digital e da segurança governamental, assegurando comunicações sigilosas e transações digitais protegidas.
“O msg gov é uma plataforma de comunicação segura e confiável destinada a agentes públicos e autoridades governamentais. O aplicativo foi concebido, inicialmente, para atender à Abin e a parceiros do Sisbin [Sistema Brasileiro de Inteligência], mas, por seu potencial, pode ser utilizado por toda a administração pública”, informou a agência.
Entre as atribuições da Abin está a responsabilidade de, como órgão central do Sisbin, disponibilizar ferramentas seguras de comunicação para o sistema de inteligência, que reúne diversos órgãos de Estado, especialmente ligados à defesa externa, segurança interna e também órgãos estaduais, municipais e do Distrito Federal.
O msg gov foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e sua implementação ficou a cargo do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).