SEGURANÇA

Como não cair no 'golpe do bilhete premiado'; quadrilha rouba R$ 70 mil de idosa em SP

Operação da Polícia Civil desarticula parte de grupo que já fez vítimas em cidades paulistas; veja dicas para evitar esse tipo de fraude.

Publicado em 04/12/2025 às 15:21

Um homem foi preso em flagrante na noite de quarta-feira, 3, em Campinas, interior de São Paulo, suspeito de integrar uma quadrilha especializada no golpe do "bilhete premiado". A companheira dele está foragida e é procurada pela Polícia Civil.

As investigações começaram após uma idosa ser vítima do golpe em Mirandópolis (SP), em julho deste ano. Segundo a polícia, ela foi abordada por dois criminosos que se passaram por irmãos e afirmaram possuir um bilhete premiado da loteria.

Os suspeitos convenceram a idosa a ajudá-los a sacar o suposto prêmio, alegando que, por motivos religiosos, um deles não poderia retirar o valor. Em seguida, levaram a vítima a uma agência bancária, onde a persuadiram a mentir para o gerente e transferir R$ 70 mil para um terceiro envolvido no esquema.

O golpe do bilhete premiado consiste em enganar a vítima para que realize transferências ou pagamentos, acreditando que receberá uma quantia maior posteriormente.

De acordo com a polícia, um dos suspeitos que abordaram a idosa está preso preventivamente. O homem detido na quarta-feira foi localizado em um hotel de Campinas durante a Operação Bilhete Premiado, conduzida pela 3ª Delegacia de Investigações Gerais.

Segundo a polícia, ele se preparava para aplicar novos golpes utilizando documentos falsos e, por isso, foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso.

Antes da prisão, agentes cumpriram mandado de busca na residência do casal, na capital paulista, onde foram encontrados diversos materiais relacionados ao esquema criminoso.

As investigações se basearam em imagens de câmeras de segurança, consultas a sistemas policiais e análise de registros de golpes anteriores, permitindo a identificação dos suspeitos de estelionato. O caso segue sob apuração.