Inmet emite alertas vermelho e laranja para chuvas intensas em várias regiões do Brasil
Estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste estão sob risco de temporais, alagamentos e ventos fortes até sexta-feira, 5.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 4, alertas de chuva intensa para Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. Apenas a região Sul não apresenta riscos para precipitações fortes neste período.
Os alertas são válidos até as 8h da sexta-feira, 5, e preveem chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h.
Confira a seguir os estados em alerta:
Alerta vermelho:
Minas Gerais (Região do Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte)
Espírito Santo (Região Central, Noroeste, Sul e Litoral Norte)
Bahia (Região Sul)
Alerta laranja:
Minas Gerais
Espírito Santo
Bahia
Goiás
Mato Grosso
Pará
Tocantins
Roraima
Piauí
Maranhão
Amazonas
Distrito Federal
Nas regiões sob alerta vermelho, o Inmet destaca o grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em cidades com áreas vulneráveis.
Em situações de risco, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar alterações nas encostas e permanecer em local abrigado. Em caso de inundação, recomenda-se proteger os pertences em sacos plásticos.
Nas áreas em alerta laranja, há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Nesses casos, o Inmet orienta a não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e a evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Segundo o Inmet, as previsões para dezembro já indicavam variabilidade nas chuvas. Na região Sul, a tendência é de precipitações abaixo da média, enquanto em áreas das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste são esperados volumes acima da média ao longo do mês.