Acordo de paz depende da disposição da Rússia; conversas com ucranianos seguem
EUA consideram diálogo com Ucrânia construtivo, mas ressaltam que avanço depende de sinalização russa para a paz.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos classificou como "construtivas" as conversas recentes com autoridades ucranianas sobre o avanço em direção a uma paz duradoura na Ucrânia.
Nesta sexta-feira (5), o grupo realizou sua sexta reunião nas últimas duas semanas. O secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, reafirmou que a principal prioridade é garantir um acordo que proteja a independência e soberania do país, assegure a segurança dos ucranianos e estabeleça uma base estável para um futuro democrático próspero, conforme comunicado do departamento.
Durante o encontro, os participantes discutiram os resultados da recente reunião entre representantes americanos e russos, além dos próximos passos que podem contribuir para o fim da guerra. Também houve consenso sobre a necessidade de um quadro robusto de arranjos de segurança.
As partes destacaram que o progresso real rumo a qualquer acordo depende da disposição da Rússia em demonstrar um compromisso sério com a paz duradoura, incluindo medidas de desescalada e cessação das mortes, acrescentou a nota oficial.
O grupo deve se reunir novamente neste sábado (6) para dar continuidade às discussões.