Autoridades dos EUA e Ucrânia avançam em negociações sobre acordo de paz proposto por Trump
Delegações discutem em Miami propostas para encerrar o conflito na Ucrânia, com mediação direta de enviados ligados ao ex-presidente americano.
Autoridades dos Estados Unidos e da Ucrânia realizam, em Miami, o segundo dia consecutivo de negociações sobre o plano de paz proposto pelo ex-presidente Donald Trump, conforme informou a imprensa americana nesta sexta-feira (5), citando fontes de ambos os países.
As conversas começaram na noite de quinta-feira (4), com duração aproximada de duas horas, e foram retomadas na manhã desta sexta-feira, devendo seguir até amanhã, segundo apurou o portal Axios.
No encontro de ontem, o enviado especial dos EUA, Steven Witkoff, e o genro de Trump, Jared Kushner, apresentaram à delegação ucraniana um relatório detalhado sobre a reunião que tiveram com o presidente russo Vladimir Putin no início da semana, em Moscou. A equipe ucraniana é liderada pelo negociador-chefe e conselheiro de segurança nacional, Rustem Umerov, acompanhado pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Andrii Hnatov.
A delegação norte-americana também levou novas propostas para tentar superar as divergências entre as partes.
Yuri Ushakov, assessor do Kremlin, afirmou nesta sexta-feira que a Rússia aguarda a resposta de Washington às conversas de Putin com Witkoff e Kushner.
Desde meados de novembro, o grupo ligado a Trump vem articulando uma nova proposta de paz para a Ucrânia. Segundo a imprensa, a versão inicial do plano, composta por 28 pontos, foi reduzida para 19 após reunião entre representantes dos EUA, Ucrânia e Europa, realizada em Genebra em 23 de novembro.