PESQUISA AVANÇADA

Gene GRIN2A entra na mira da ciência como chave para esquizofrenia e ansiedade

Estudo alemão revela ligação direta entre mutações no GRIN2A e o desenvolvimento precoce de transtornos mentais.

Publicado em 06/12/2025 às 00:03
Estudo destaca o papel do gene GRIN2A na origem precoce de transtornos mentais como esquizofrenia e ansiedade. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Um estudo publicado em outubro na revista Nature Molecular Psychiatry aponta que mutações no gene GRIN2A podem ser a única causa identificável de transtornos mentais, como ansiedade, depressão e esquizofrenia.

A pesquisa, conduzida por psiquiatras da Universidade de Leipzig, na Alemanha, analisou 121 pessoas e identificou 25 com alterações no gene e diagnóstico psiquiátrico, incluindo quadros de ansiedade, distúrbios de humor e de personalidade.

Um dos principais destaques do estudo foi a manifestação precoce dos sintomas, observada ainda na infância ou adolescência — muito antes do habitual para esses transtornos.

Os cientistas também testaram um tratamento experimental com L-serina, um suplemento utilizado contra convulsões. Entre os quatro pacientes que receberam a substância, todos apresentaram melhora nos sintomas psiquiátricos, incluindo a remissão de alucinações em um dos casos.

Por Sputnik Brasil