MEIO AMBIENTE

Queda nas sardinhas leva 95% dos pinguins-africanos à morte por fome em oito anos

Estudo aponta colapso populacional de pinguins-africanos devido à escassez de sardinhas na África do Sul. Pesquisadores pedem ações urgentes para preservar a espécie.

Publicado em 06/12/2025 às 02:32
Pinguins-africanos enfrentam risco de extinção devido à drástica redução de sardinhas em seu habitat natural. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Um estudo recente revelou que a população de pinguins-africanos (Spheniscus demersus), nativa da África do Sul, sofreu um colapso alarmante nas colônias reprodutivas das ilhas Dassen e Robben.

De acordo com pesquisadores, 95% das aves que se reproduziram em 2004 morreram até 2011 devido à falta de alimento. “Entre 2004 e 2011, o estoque de sardinhas na costa oeste da África do Sul ficou consistentemente abaixo de 25% de sua abundância máxima, e isso parece ter causado uma grave escassez de alimentos para os pinguins-africanos, levando a uma perda estimada de cerca de 62 mil indivíduos reprodutores”, explica Richard Sherley, biólogo da Universidade de Exeter.

O governo sul-africano já restabeleceu áreas de proibição de pesca próximas às colônias, mas os especialistas alertam que são necessárias medidas urgentes para proteger as sardinhas e garantir a sobrevivência dos pinguins.

Por Sputnik Brasil