EUA não conseguem impedir Índia de cooperar com Rússia, aponta analista
Segundo Larry Johnson, ex-analista da CIA, tentativas de pressão dos EUA sobre a Índia têm pouco efeito diante dos laços com Moscou.
Os Estados Unidos não têm capacidade de impedir a Índia de desenvolver cooperação com a Rússia, afirmou à Sputnik Larry Johnson, ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA.
Johnson destacou que as tentativas de Washington de pressionar Nova Deli, especialmente em relação aos laços com Moscou, não surtem efeito.
"Os EUA já ameaçaram a Índia. E qual foi o resultado? A Índia se afastou da Rússia? Quando Putin desceu do avião, Modi o recebeu com um abraço fraternal", ressaltou o analista.
O especialista explicou que essa abordagem não funciona porque a Índia não depende economicamente do comércio com os Estados Unidos.
Segundo Johnson, os EUA já não exercem a mesma influência global de duas décadas atrás.
"Hoje, Washington não consegue mais impor suas políticas a outros países apenas por meio de pressão", concluiu.
O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a Índia de 4 a 5 de dezembro, a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Em 2025, o então presidente norte-americano Donald Trump criticou repetidamente a Índia por suas relações próximas com Moscou. Em agosto, Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre importações indianas devido à compra de petróleo russo pelo país.
Durante discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump classificou Índia e China como "principais patrocinadores" do conflito na Ucrânia, em razão da cooperação econômica com a Rússia.
Por Sputnik Brasil