Mais de 42 mil candidatos fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
Avaliação ocorre em 228 cidades e reúne aprovados na primeira fase do Concurso Nacional Unificado
A prova discursiva da edição 2025 do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será aplicada neste domingo (7) em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. A relação completa dos municípios onde a avaliação será realizada pode ser consultada online.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 42.499 pessoas foram aprovadas e classificadas na primeira fase, composta pela prova objetiva.
Notícias relacionadas:
- Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025.
- Concurso do TCU oferece 20 vagas e recebe inscrições até 3 de dezembro.
- Câmara autoriza a realização de concurso público.
Para conferir a nota final da prova objetiva, os candidatos devem acessar a Página de Acompanhamento do concurso no site da FGV, banca organizadora, utilizando CPF e senha da plataforma gov.br.
Nos resultados individuais, é possível consultar a nota da prova objetiva, a situação (aprovado ou eliminado) e a classificação para as fases 2, 3 e 4, quando aplicável.
Cartões de inscrição
Os cartões de confirmação de inscrição, com indicação do local da prova discursiva, estão disponíveis desde o dia 1º no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para cargos de nível superior, a prova discursiva será aplicada das 13h às 16h. Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão a avaliação no mesmo dia, das 13h às 15h.
Os portões dos locais de prova serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.
Pontuação
Para cargos de nível superior, a prova discursiva terá duas questões, cada uma valendo 22,5 pontos, totalizando 45 pontos.
Para o nível intermediário, a avaliação será composta por uma redação dissertativo-argumentativa, com valor total de 30 pontos.
A prova deve ser escrita à mão, com caneta esferográfica azul ou preta. Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Os textos devem ter até 30 linhas e serão avaliados com base nos conhecimentos específicos (50% da nota total para nível superior) e domínio da Língua Portuguesa (50% para nível superior e 100% para nível intermediário).