CRISE NO TRANSPORTE

Transportadores no Peru ameaçam greve de 48 horas contra onda de extorsões

Setor de transportes pode paralisar atividades em dezembro devido à escalada de violência e à falta de resposta do governo peruano.

Publicado em 07/12/2025 às 18:21
Ônibus queimados em protesto contra extorsões ameaçam paralisar o transporte no Peru por 48 horas. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Transportadores no Peru avaliam paralisar as atividades por 48 horas entre 15 e 17 de dezembro, em protesto contra a crescente onda de extorsões e violência que atinge o setor. A informação foi confirmada por Martín Ojeda, diretor da Câmara Internacional da Indústria de Transportes do Peru.

De acordo com Ojeda, a possível greve é uma reação às "ações ineficazes" do governo no combate à insegurança. Nas últimas duas semanas, mais de 25 ônibus de cinco empresas diferentes foram incendiados por criminosos, mesmo após algumas delas já terem pago o chamado "dinheiro de proteção" a gangues.

O dirigente criticou o presidente José Jerí por não cumprir as promessas de solucionar o problema e lamentou que reuniões anteriores com o Poder Executivo não tenham produzido resultados concretos.

Os representantes do setor deram ao governo um prazo de sete dias úteis para apresentar um plano de ação abrangente contra a insegurança. Caso não recebam uma resposta ou compromisso efetivo, anunciarão formalmente a paralisação de 48 horas no transporte urbano.

Por Sputinik Brasil