AIEA informa que não há anormalidades em Fukushima após terremoto
Agência Internacional de Energia Atômica recebeu confirmação do governo japonês sobre segurança na usina nuclear após tremor de magnitude 7,6.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou, em postagem no X, que foi comunicada pelo governo do Japão sobre a ausência de anormalidades, até o momento, na usina nuclear de Fukushima após o forte terremoto que atingiu o norte do país nesta segunda-feira (8).
Segundo a publicação, "a descarga da água tratada pelo sistema ALPS foi temporariamente suspensa às 23h42, horário local, como medida de precaução".
O anúncio ocorre após um tremor de magnitude 7,6 atingir o Oceano Pacífico, a cerca de 80 km da costa de Aomori, provocando um tsunami de até 70 centímetros e alertas para possíveis ondas de até 3 metros, conforme informações da Agência Meteorológica do Japão. Autoridades locais relataram feridos, incêndios e orientaram cerca de 90 mil moradores a buscarem abrigo.
O governo japonês montou uma força-tarefa emergencial para avaliar os danos. O chefe de gabinete, Minoru Kihara, afirmou que as usinas nucleares da região estão realizando checagens de segurança, "sem que problemas tenham sido detectados até o momento". A primeira-ministra Sanae Takaichi reforçou que "a prioridade é proteger vidas".
Com informações da Associated Press.