Chuva forte com ventania derruba árvores e interdita vias em Sorocaba, SP
Temporal causa estragos em bairros de Sorocaba, com quedas de árvores, vias bloqueadas e alerta para novos temporais no interior paulista.
Um forte temporal atingiu Sorocaba e outras cidades do interior de São Paulo na tarde desta segunda-feira, 8, provocando quedas de árvores, interdição de vias e diversos estragos. Imagens registradas por moradores mostram árvores de grande porte caídas em corredores de tráfego, atingindo veículos que estavam em circulação. Segundo a prefeitura, não houve feridos.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos intensos causaram a queda de árvores em seis bairros das zonas norte e leste. No Jardim Maria do Carmo, uma residência foi destelhada. A avenida Dom Aguirre, conhecida como Avenida Marginal, ficou interditada próximo ao acesso à rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) devido à queda de árvores. Nesse ponto, um carro foi atingido, mas o motorista saiu ileso.
Antes da chegada das equipes de trânsito, motoristas presos no congestionamento precisaram passar sobre o canteiro central para desviar dos bloqueios. Coberturas de uma quadra de esportes e de um estacionamento foram arrancadas pela força do vento. Também houve interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
Os bairros mais impactados pelo temporal foram Jardim Santa Rosália, Morumbi II, Jardim Saira, Jardim Iguatemi e Vila Angélica. A prefeitura mobilizou equipes para limpeza, desobstrução das vias e recolhimento de materiais arremessados pelo vento.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado alerta para áreas de instabilidade vindas do Paraná e Mato Grosso do Sul em direção a São Paulo, com previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes, raios, rajadas de vento e risco de granizo. Entre terça-feira, 9, e quinta-feira, 11, a previsão indica chuvas intensas e ventos que podem superar 90 km/h, além de possibilidade de granizo em todas as regiões do estado.
Um ciclone extratropical no Sul do País deve intensificar o tempo severo em São Paulo. A Defesa Civil recomenda evitar áreas arborizadas durante ventos fortes, recolher objetos que possam ser arremessados, não tentar atravessar áreas alagadas e ficar atento a sinais de deslizamento, como trincas em paredes, água barrenta e estalos.