CONFLITO NO LESTE EUROPEU

EUA pressionam Zelensky a ceder sobre territórios em negociações de paz

Washington sugere concessões territoriais à Rússia em troca de acordo para encerrar o conflito na Ucrânia

Publicado em 08/12/2025 às 20:06
Zelensky enfrenta pressão dos EUA para aceitar concessões territoriais em negociações de paz com a Rússia. © AP Photo / Julia Demaree Nikhinson

Os Estados Unidos intensificaram a pressão sobre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para que aceite propostas envolvendo territórios atualmente sob controle russo, como parte das negociações de paz mediadas por Washington.

Segundo o portal Axios, Zelensky enfrenta crescente pressão do governo dos EUA para concordar com perdas territoriais significativas e outras concessões, incluindo a situação da usina nuclear de Zaporozhie, no âmbito da iniciativa de paz liderada pelo presidente norte-americano Donald Trump.

A reportagem, publicada nesta segunda-feira (8), aponta que Kiev acredita que, após a visita do enviado especial de Trump, Steven Witkoff, e do genro do presidente, Jared Kushner, a Moscou — onde permaneceram por cinco horas em reunião com Vladimir Putin —, as condições oferecidas pelos EUA à Ucrânia se agravaram.

Fontes do governo norte-americano informaram ao portal que Trump teria solicitado a Putin o abrandamento de suas exigências para viabilizar um acordo.

Além disso, os Estados Unidos enviaram uma versão atualizada do plano de paz à Ucrânia na sexta-feira (5), contestando a alegação de Zelensky de que não teve tempo de analisar o documento antes de sua conversa telefônica com Witkoff e Kushner, realizada no sábado (6).

Após três dias de negociações entre as delegações dos EUA e da Ucrânia, Kiev entendeu que Witkoff e Kushner aguardavam uma resposta afirmativa de Zelensky durante a ligação telefônica de duas horas dedicada à revisão do plano.

Fonte: Sputnik Brasil