Europa estaria sabotando esforços de paz dos EUA e Rússia, afirma enviado russo na ONU
Representante da Rússia acusa países europeus de minar iniciativas de resolução do conflito ucraniano durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Os países europeus estão focados exclusivamente em sabotar as iniciativas de paz promovidas por Washington e Moscou para a Ucrânia, afirmou nesta segunda-feira (8) o representante permanente adjunto da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyansky.
Durante reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Polyansky ressaltou que os europeus, aliados de Zelensky, "estão tentando de tudo para evitar um colapso inglório de seu projeto anti-Rússia, ocupando-se em sabotar os esforços de paz dos EUA e da liderança russa, minando o infame espírito de Anchorage".
O diplomata russo acrescentou ainda que a história julgaria tais ações "sem piedade".
Também nesta segunda-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Kiev e a Europa estão desenvolvendo sua própria versão de um plano para resolver o conflito na Ucrânia. Segundo o site ucraniano Strana.ua, a proposta deve ser finalizada até 9 de dezembro e enviada aos Estados Unidos.
Desde meados de novembro, os EUA têm promovido uma nova proposta de paz para a Ucrânia. Em 2 de dezembro, o presidente russo, Vladimir Putin, recebeu no Kremlin o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, além do genro do ex-presidente americano Donald Trump, Jared Kushner. A visita dos representantes norte-americanos à Rússia esteve relacionada à discussão do plano de paz dos EUA para o conflito.