MERCADO FINANCEIRO

Bolsas europeias operam sem direção única à espera de decisão do Fed

Investidores acompanham de perto a reunião do Federal Reserve, que deve definir os rumos dos juros nos EUA e influencia os mercados globais.

Publicado em 09/12/2025 às 07:33
Europa

Por Patricia Lara*

São Paulo, 09/12/2025 – As bolsas europeias operam com desempenhos variados nesta terça-feira, enquanto investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve, marcada para quarta-feira nos Estados Unidos.

Por volta das 7h28 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava leve alta de 0,03%, aos 578,51 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Frankfurt avançava 0,45%, Londres subia 0,07% e Paris recuava 0,35%. Em Milão, o índice subia 0,43%, enquanto Lisboa caía 0,79%. Madri apresentava queda de 0,07%.

De acordo com o Jefferies, a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) deve gerar intensos debates. Com expectativas de corte de juros e ausência de indicadores econômicos relevantes, a decisão sobre as taxas tende a ser apertada, com possíveis dissidências. "O Comitê também divulgará projeções econômicas revisadas e um novo gráfico de pontos, que provavelmente continuará mostrando uma ampla dispersão de opiniões e uma divisão equilibrada entre defensores de uma política mais restritiva e os mais moderados", afirmaram analistas.

No entanto, o banco avalia que esses elementos têm impacto limitado. "Em nossa opinião, as dissidências e o gráfico de pontos revelam mais sobre a habilidade de Powell em construir consenso do que sobre a capacidade de reação futura do Fed", destacou o Jefferies.

Entre as ações individuais, a BMW registrava queda de 0,25%. O conselho de supervisão da montadora nomeou Milan Nedeljkovic como novo CEO, com posse prevista para 14 de maio de 2026, em um momento de lançamento de nova geração de modelos em um cenário desafiador.

Na Bolsa de Frankfurt, GEA Group e Rheinmetall subiam mais de 2%. Em Paris, Thales avançava 3,44% e Crédit Agricole, 1,60%. Em Madri, o destaque negativo era para IAG, enquanto Indra (+2%), Acciona (+1%) e Mapfre (+1%) registravam ganhos.

Contato: [email protected]