Proteção se faz em casa: conheça as principais armas das Forças Armadas produzidas no Brasil
Com investimentos bilionários, Brasil fortalece sua indústria bélica e desenvolve armamentos estratégicos para Marinha e Exército.
Com a garantia de dezenas de bilhões de reais em investimentos, o Brasil avança na produção nacional de armamentos para suas Forças Armadas. A seguir, conheça cinco dos principais equipamentos desenvolvidos no país.
Míssil antinavio MANSUP
O Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP) foi projetado especialmente para a Marinha do Brasil e está em fase final de desenvolvimento. Com custo estimado em US$ 75 milhões (R$ 407 milhões), o projeto reúne as empresas brasileiras Avibras, Atech, Omnisys e SIATT.
Sistema Astros II
O Astros II é um sistema de lançamento de foguetes de diferentes calibres, montado em um caminhão 6x6 — veículo com seis rodas tracionadas. O equipamento é referência em artilharia de saturação.
Rifle de assalto IA2
O Exército Brasileiro utiliza como rifle de assalto padrão o IA2, fabricado pela Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). Disponível nos calibres 5,56 mm e 7,62 mm OTAN, o IA2 é versátil para operações de médio alcance e ações ofensivas.
Míssil anticarro MAX 1.2 AC
O MAX 1.2 AC é um míssil de superfície utilizado contra veículos blindados, podendo ser instalado em viaturas ou transportado por tropas terrestres. Composto por míssil, tubo lançador e unidade de tiro, pesa 52 kg.
Fuzil de precisão IMBEL AGLC
O IMBEL AGLC é o fuzil de precisão utilizado por equipes de atiradores de elite do Exército Brasileiro. Compatível com calibres 7,62x51 mm OTAN ou .308 Winchester, destaca-se pela ação de ferrolho para manipulação dos cartuchos.
Por Sputnik Brasil