Declarações de Trump sobre OTAN refletem posição russa, diz Kremlin
Porta-voz de Putin afirma que falas do ex-presidente dos EUA sobre Ucrânia e alianças militares estão alinhadas à visão de Moscou.
O Kremlin afirmou nesta segunda-feira (10) que as recentes declarações de Donald Trump sobre a OTAN e territórios ucranianos refletem, em grande parte, a visão defendida pela Rússia.
De acordo com Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo, o presidente Vladimir Putin já havia destacado anteriormente a importância das eleições presidenciais na Ucrânia. Moscou, no entanto, ainda não teve oportunidade de discutir com Washington a recente declaração do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky sobre o tema.
Peskov ressaltou que as falas de Trump sobre a adesão da Ucrânia à OTAN e sobre questões territoriais são amplamente convergentes com a compreensão russa do conflito. Segundo ele, as opiniões do ex-presidente norte-americano sobre as causas da guerra na Ucrânia são relevantes para as perspectivas de uma solução pacífica.
O porta-voz também observou que, em comparação com anos anteriores, houve uma redução significativa no número de solicitações relacionadas a veteranos da operação militar especial durante a linha direta com Putin.
Por Sputnik Brasil