EUA pressionam Kiev a aceitar troca de territórios com a Rússia, aponta mídia
Representantes dos EUA defendem que a cessão de terras seja parte central de um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, segundo o Financial Times.
Representantes do governo dos Estados Unidos estariam pressionando negociadores ucranianos a considerar a troca de territórios com a Rússia como parte de um acordo de paz. Segundo o jornal Financial Times, a iniciativa seria liderada pelo enviado especial Steve Witkoff, que teria defendido a proposta em reuniões recentes.
De acordo com a publicação, Washington considera a questão territorial um ponto inevitável em qualquer entendimento entre Moscou e Kiev para encerrar o conflito.
No início de dezembro, o ex-presidente Donald Trump declarou que as condições para negociação da Ucrânia se agravaram desde sua última reunião com o presidente Volodymyr Zelensky.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reforçou que Kiev precisa iniciar negociações, ressaltando que o espaço de manobra política da Ucrânia diminui à medida que as tropas russas avançam com a ofensiva.