Alckmin afirma que Lula pediu a Trump suspensão de tarifa extra de 40%
Vice-presidente destaca avanço nas negociações com os EUA para reduzir tributos sobre produtos brasileiros.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao então presidente norte-americano, Donald Trump, a suspensão da tarifa extra de 40% enquanto os países negociam. "Vamos aguardar", declarou Alckmin a jornalistas ao deixar o 8º Seminário Internacional de Líderes, em São Paulo.
Alckmin ressaltou que as negociações com os Estados Unidos continuam avançando. Segundo ele, quando foi implementada a primeira ordem executiva por Trump, 37% das exportações brasileiras estavam sujeitas ao tarifaço de 10% mais 40%, totalizando 50%.
Atualmente, apenas 22% dos produtos permanecem sob essa alíquota, o que representa uma redução de um terço na quantidade de itens afetados, destacou o vice-presidente.
Além disso, 51% das exportações brasileiras estão sujeitas a tarifas de 0% ou 10%, enquanto outros 27% estão enquadrados na Seção 232, patamar considerado "muito próximo de outros competidores", segundo Alckmin. "O objetivo agora é reduzir ainda mais essa alíquota", concluiu.