Rússia lança sistema integrado para detectar e neutralizar drones ucranianos
Novo complexo Yupiter consolida monitoramento, detecção e combate em uma única plataforma para reforçar defesa contra veículos aéreos não tripulados.
A Rússia desenvolveu uma plataforma unificada para combater drones, destinada a proteger regiões russas contra ataques de veículos aéreos não tripulados (VANTs). O sistema integra recursos de detecção, monitoramento e neutralização de drones em um único circuito operacional.
Pesquisadores da empresa Azimut, integrante da corporação estatal russa Rostec, criaram o complexo Yupiter (Júpiter) para ampliar a proteção das regiões da Rússia diante das ameaças representadas por drones ucranianos, segundo informou o jornal Izvestia, citando fontes da empresa.
O complexo, baseado em uma plataforma para organização do tráfego aéreo de aeronaves não tripuladas, reúne tecnologias de detecção, rastreamento e combate a drones. Entre os recursos, estão equipamentos de reconhecimento eletrônico e por radar, um sistema de videovigilância com detecção acústica, complexo visual termo-óptico, sistema de monitoramento MAS 2700, sistemas de interferência, drones de interceptação, armas antidrone e outros dispositivos.
“Provavelmente, a plataforma pode ser disponibilizada rapidamente para todos os clientes potenciais”, avaliou Dmitry Kornev, editor do portal MilitaryRussia.
Para o especialista militar Yuri Lyamin, considerando a extensão territorial da Rússia, é fundamental garantir a máxima cobertura com esse tipo de tecnologia.