ENERGIA GLOBAL

EUA lideram produção de petróleo, mas dependem do óleo pesado venezuelano

Maior produtor mundial, Estados Unidos buscam petróleo pesado fora do país para abastecer refinarias.

Por Sputinik Brasil Publicado em 13/12/2025 às 13:00
Refinaria nos EUA: país lidera produção mundial, mas segue dependente do petróleo pesado venezuelano. © AP Photo / Jon Fahey

Apesar de serem atualmente o maior produtor de petróleo do mundo, os Estados Unidos ainda precisam importar petróleo pesado para atender à demanda interna, especialmente de suas refinarias.

Segundo reportagem exibida por um canal de TV norte-americano, a produção de petróleo leve nos EUA aumentou significativamente nos últimos anos. No entanto, as maiores refinarias do país foram projetadas para processar, principalmente, petróleo pesado — cuja produção doméstica diminuiu.

De acordo com a emissora Sky News, essa limitação explica o interesse dos EUA pelo petróleo venezuelano. Atualmente, além da Venezuela, apenas o Canadá e a Rússia oferecem esse tipo de óleo em grandes volumes. O Canadá já fornece o máximo possível, respondendo por cerca de 61% das importações de petróleo dos EUA.

Assim, mesmo sendo um gigante na produção global, os Estados Unidos seguem dependentes de fornecedores externos para garantir o abastecimento de petróleo pesado.