DEFESA E GEOPOLÍTICA

Trump aprova construção de dois novos navios de guerra em meio a tensões com Venezuela

Presidente dos EUA anuncia expansão da Marinha após apreensão de petroleiros na costa venezuelana

Publicado em 22/12/2025 às 20:42
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump © AP Photo / Andrew Harnik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (22) a aprovação de um plano para que a Marinha americana inicie a construção de dois novos navios de guerra, reforçando a supremacia militar e a segurança nacional.

"Começaremos com dois navios e isso se transformará em dez e, finalmente, em 20 ou 25", afirmou Trump durante coletiva de imprensa ao lado do secretário de Guerra, Pete Hegseth, do secretário de Estado, Marco Rubio, e do secretário da Marinha, John Phelan. "Teremos os maiores e mais novos navios de guerra do mundo; vamos tornar a Marinha americana mais forte do que nunca", completou.

De acordo com Trump, a US Steel será responsável pela construção dos novos navios, mas outras empresas que administram estaleiros navais também estão sendo consideradas. "Vamos discutir os dividendos; queremos que sejam destinados à criação de instalações. Não queremos que os executivos distribuam dividendos e façam recompras, para depois alegar que não têm recursos para as fábricas", ressaltou o presidente.

Para acelerar o processo, Trump declarou que irá revisar os cronogramas de produção, atualmente considerados "muito lentos", e aplicar penalidades a empresas que não cumprirem as metas de desempenho. "As empresas precisam investir agora na produção de aviões e outros equipamentos", acrescentou.

As declarações ocorrem poucos dias após a Marinha dos EUA divulgar planos para uma nova classe de fragatas e após a apreensão de petroleiros na costa da Venezuela no último fim de semana.