S&P Global eleva rating da Ucrânia para 'CCC+' e mantém perspectiva estável
Agência destaca apoio internacional e riscos persistentes devido à guerra com a Rússia; cenário econômico segue desafiador.
A S&P Global elevou os ratings de crédito soberano em moeda estrangeira da Ucrânia de curto e longo prazo de 'SD/SD' (inadimplência seletiva) para 'CCC+/C', mantendo perspectiva estável. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 22, por meio de comunicado oficial.
A agência também reafirmou os ratings das moedas locais soberanas em 'CCC+/C' e de escala nacional em 'uaBB'. Além disso, atribuiu avaliação 'CCC+/C' para a emissão de novos títulos com vencimento em 2032.
Segundo a S&P Global, a perspectiva estável reflete o fato de que a Ucrânia cumpre os requisitos de gerenciamento da dívida do governo no curto prazo e conta com suporte financeiro internacional consistente, destacando o papel da União Europeia (UE). Porém, a agência ressalta que o país segue enfrentando riscos elevados devido à guerra em andamento com a Rússia.
Sobre o desempenho econômico, a S&P prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da Ucrânia deve continuar estagnado e que as finanças do país permanecerão sob pressão.
O relatório destaca ainda que Kiev concluiu a troca dos títulos atrelados ao PIB por novos papéis, enquanto a reestruturação de uma pequena parcela da dívida pública, ainda em inadimplência, não deve comprometer a capacidade da Ucrânia de honrar seus compromissos.
Entre os riscos para novo rebaixamento, a S&P Global aponta possíveis deteriorações na segurança, pressões fiscais e sobre as reservas internacionais, além de sinais de que a dívida comercial ucraniana também possa precisar de reestruturação. Por outro lado, o rating poderá ser elevado caso o ambiente geopolítico e a situação econômica apresentem melhora significativa no médio prazo.