Trump processa Fisco e Tesouro dos EUA por US$ 10 bilhões após vazamento fiscal
Ex-presidente alega prejuízos financeiros e danos à reputação após divulgação de dados confidenciais
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, entrou com um processo nesta quinta-feira, 29, contra o Serviço de Receita Federal (IRS) e o Departamento do Tesouro norte-americano. A ação judicial, movida em um tribunal da Flórida, pede uma indenização de US$ 10 bilhões devido ao vazamento de informações fiscais sigilosas para a imprensa entre 2018 e 2020.
O processo também inclui como autores os filhos Donald Trump Jr. e Eric Trump, além das Organizações Trump.
Em 2024, o ex-funcionário do IRS Charles Edward Littlejohn foi condenado a cinco anos de prisão após admitir ter sido responsável pelo vazamento dos dados fiscais de Trump e de outros contribuintes para veículos de comunicação.
Segundo a petição, a divulgação dos registros confidenciais teria causado "dano reputacional e financeiro e constrangimento público" aos autores. O documento ainda afirma que o episódio "manchou injustamente" a imagem empresarial de Trump e retratou a família de maneira "falsa".
Até o momento, a Casa Branca, o IRS e o Departamento do Tesouro não se pronunciaram sobre o caso.
Fonte: Associated Press. Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.