Trump assina lei e encerra paralisação parcial do governo
Presidente aprova financiamento temporário para evitar shutdown e pressiona Congresso por acordo definitivo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na noite desta terça-feira, 3, uma lei que põe fim a quase quatro dias de paralisação parcial do governo federal.
"Estou feliz em assinar o projeto que terminará com o shutdown", declarou Trump no Salão Oval, após elogiar o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, pelo papel nas negociações.
Trump ressaltou que a nova lei garante o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) por mais duas semanas, enquanto o Congresso busca um acordo de financiamento de longo prazo.
Durante o anúncio, o presidente também cobrou uma vitória expressiva do Partido Republicano nas eleições de meio de mandato deste ano e criticou os democratas, acusando-os de serem influenciados por empresas farmacêuticas e planos de saúde.
"O dinheiro do seguro de saúde precisa ir para as pessoas (...). Os democratas são comprados por empresas de saúde, por isso não querem aprovar meu projeto", afirmou Trump. "Os republicanos devem aprovar o projeto de saúde, e a maneira de conseguir isso é acabar com o Filibuster", completou, referindo-se à obstrução dos democratas no Legislativo.