'Situação mais burra que eu já vi': foliões relatam sufoco no pré-carnaval de SP
Concentração de dois megablocos na Rua da Consolação gera tumulto, relatos de sufoco e críticas à organização, mas prefeitura diz que não houve ocorrências graves.
Foliões usaram as redes sociais, como o X (antigo Twitter) e o Instagram, para relatar as dificuldades e a confusão vividas durante o pré-carnaval de São Paulo. A concentração simultânea de dois megablocos neste domingo (8), na Rua da Consolação, região central da cidade, provocou congestionamento, tumultos e atrasos nas apresentações musicais.
O Estadão entrou em contato, no domingo, com a Prefeitura, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a assessoria de imprensa dos blocos. Todos informaram que não houve registro de ocorrências graves. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), classificou o primeiro fim de semana de folia como "sucesso".
Apesar disso, nenhum dos órgãos divulgou estimativa oficial de público. Imagens de drone da Polícia Militar mostram uma multidão ocupando vários quarteirões da Rua da Consolação.
"Nunca vi a Consolação tão lotada", escreveu um folião no X. Outro afirmou ter presenciado "a situação mais burra" que já viu.
Uma usuária do X relatou: "A grade que eu tava prensada era de esquina e o meu maior medo era acontecer isso, porque se acontecesse, ia cair em cima de mim e todo mundo que tava do meu lado; desesperador a gente tentando segurar e o povo só empurrando e não tinha pra onde fugir porque a polícia impedia".
Prefeitura diz ter acionado plano de contingência
Questionada sobre o incidente, a Prefeitura informou que "o recorde de público em bloco na Rua da Consolação fez com que a administração liberasse as vias de acesso como áreas de escape e também determinou a retirada de gradis para melhorar a mobilidade dos foliões".
Segundo a administração municipal, a partir das 14h55 foi acionado um plano de contingência, com medidas como a abertura das ruas transversais da Consolação para saída do público e o bloqueio da entrada de novos foliões no circuito. A partir desse momento, "a GCM assumiu a frente da linha de condução do trio elétrico para que esse seguisse sem parada".
De acordo com a Prefeitura, por volta das 16h, "o desfile transcorria na região central sem incidentes". O órgão acrescentou que os postos médicos atenderam foliões, mas não houve registros de ocorrências graves. No início da noite, segundo a Polícia Militar e os organizadores, a situação foi normalizada.