Irã ameaça interromper fluxo de energia se EUA descumprirem memorando
Mohammad Mokhber cobrou o cumprimento das obrigações e o comando iraniano voltou a anunciar o fechamento do estreito de Ormuz
O conselheiro do Líder Supremo iraniano, Mohammad Mokhber, ameaçou cortar todo o fluxo de recursos energéticos no Oriente Médio caso Washington não cumpra os termos do memorando de entendimento.
Em publicação na rede social X, Mokhber afirmou que os negociadores iranianos seguirão cobrando o cumprimento integral das obrigações previstas.
"Os EUA entendem melhor a linguagem da economia e a análise de custo-benefício. [...] Nossos negociadores não descansarão até que todas as obrigações sejam totalmente cumpridas e os direitos da nossa nação sejam respeitados", escreveu.
Ontem (20), o comando militar da República Islâmica anunciou novamente o fechamento do estreito de Ormuz. O Irã acusa os Estados Unidos de violarem o regime de cessar-fogo por causa das ações de Israel no Líbano.
Ao mesmo tempo, o Comando Central das Forças Armadas dos EUA afirma que os navios seguem passando sem impedimentos pela região.
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, declarou que não há evidências de bloqueio. Negociadores americanos chegaram à Suíça para dar continuidade às discussões.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã informou ainda que a delegação iraniana já havia partido, mas pediu que os EUA adotem medidas urgentes contra Tel Aviv. Segundo o ministério, caso isso não ocorra, o memorando ficará em risco.
Por Sputinik Brasil