POLÍTICA

A sigla JHC e um nome a ser escondido

Por Celio Gomes Publicado em 23/08/2026 às 18:24
A sigla JHC e um nome a ser escondido

Não foi a primeira vez. No ato de campanha neste sábado em Arapiraca, o senador Renan Filho voltou a falar de família. Candidato a governador, ele exalta a trajetória do pai, o senador Renan Calheiros, e manda um recado claro ao adversário João Henrique Caldas. Embora não cite o ex-prefeito de Maceió, não há dúvida de que a ironia tem endereço certo. O ex-ministro dos Transportes tenta voltar ao comando do estado.

Sua fala sobre pais e filhos parece insinuar que o rival JHC não vai bem nessa trilha: “Eu queria dizer hoje, na largada desta campanha, que eu jamais virarei uma sigla para esconder o nome do meu pai. Eu nunca serei ‘RF’, serei sempre Renan Filho, filho do senador Renan Calheiros, e isso é para mim motivo de muito orgulho”.

A ênfase na sigla para “esconder o nome do pai” não se deve a outro personagem que não seja João Henrique, um Caldas meio envergonhado. Como se sabe, JHC é filho de João Caldas, chefe do clã que manda no município de Ibateguara há alguns séculos. O homem foi prefeito e deputado federal numa carreira cheia de peripécias.

Caldas, o pai, andava sumido havia um bom tempo. Somente neste ano ele reapareceu como chefe do DC e o “projeto” Aldo Rebelo presidente. Depois trocou de nome e lançou Joaquim Barbosa no lugar do alagoano. Deu tudo errado – e JC acabou com uma candidatura desconhecida para marcar presença na disputa. Uma velha tática.
Antes de tudo isso, quando Caldas, o filho, assumiu um mandato de deputado estadual, os dois nunca mais foram vistos no mesmo ambiente. E assim ficou durante os anos seguintes. Algo planejado ou não, a sigla parece mesmo distante do nome real da família. Três letrinhas que encobrem os laços do herdeiro da oligarquia ibateguarense.

João Caldas é um cidadão das antigas, cioso das miudezas nas raias da política e do poder. Seu nome já foi relacionado a mais de um episódio envolvendo suspeitas com o dinheiro público. Um dos casos mais famosos foi sobre compra de ambulâncias. Embora atuante nas quebradas, se manteve longe da rotina de JHC – ao menos publicamente.

Até onde sei, JHC não respondeu à ironia do senador Renan Filho. Mas é provável que reaja, dado que o candidato do MDB tem sido contundente ao falar do assunto em seus discursos de campanha. Afinal, por que o homem-sigla teria vergonha do próprio pai? Ignoro. O certo é que JHC mantém distância de João Caldas, o patriarca.

Tema delicado. Basta ver a relação entre pai e filhos na família Bolsonaro.