POLÍTICA

Hegseth fala sobre possível uso de força militar contra o Irã

Secretário de Guerra dos EUA reafirma controle sobre o Estreito de Ormuz em declaração recente.

Por Estadao Conteudo Publicado em 24/08/2026 às 18:39
O secretário de Defesa, Pete Hegseth AP/Kevin Wolf

O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, afirmou nesta segunda-feira, 24, que o governo do presidente norte-americano Donald Trump não descarta o uso da força militar contra o Irã. Em entrevista a jornalistas, ele apontou que "de forma alguma estamos descartando o uso de ataques cinéticos em qualquer lugar no Estreito de Ormuz ou nas proximidades do Irã".

O secretário ponderou, contudo, que Teerã não conseguirá suportar a pressão econômica que está sofrendo.

"Os iranianos sabem que controlamos o Estreito de Ormuz. Eles fizeram uma grande aposta controlando isso, mas não podem. Há grande danos militares à sua marinha. Eles ainda têm algumas capacidades, mas não é nada perto do que era antes. Conseguimos controlar a navegação pelo Estreito permitindo que o petróleo seja escoado", afirmou.

"Buscamos garantir que a única opção para o Irã seja vir à mesa e fale sobre seu programa nuclear, que é o que o presidente está pedindo", concluiu.