ATAQUES

Israel ataca sede de assembleia que elegerá novo guia supremo do Irã

Segundo imprensa iraniana, prédio foi evacuado a tempo

Por Redação ANSA Publicado em 03/03/2026 às 22:07
Imagem tirada das redes sociais mostra sede da Assembleia dos Peritos após ataque israelense ANSA

As forças de Israel atacaram nesta terça-feira (3) a sede da Assembleia dos Peritos do Irã, em Qom, órgão que elegerá o novo guia supremo do país, após a morte do aiatolá Ali Khamenei.

Esse conselho é formado por 88 membros e tem como principais tarefas nomear, supervisionar e até destituir, caso necessário, o líder supremo iraniano, principal autoridade política, militar e religiosa do país.

Segundo a emissora estatal israelense Kan, que cita fontes do governo, um ataque aéreo destruiu a sede da Assembleia dos Peritos "durante uma votação do conselho, depois de todos terem se reunido para eleger o novo guia supremo".

A imprensa iraniana publicou que o edifício foi "levado ao chão", mas destacou que os clérigos haviam sido evacuados antes do bombardeio.

Também nesta terça, Israel e EUA atacaram o complexo da Presidência da República e o Conselho Supremo de Segurança Nacional, como parte da campanha para enfraquecer o regime e permitir uma revolta popular no país.