Alurb abre Semana do Meio Ambiente com ação no Parque da Mulher, na Jatiúca

O Parque da Mulher, na Jatiúca, foi o local escolhido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) para a abertura da Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira(2). A campanha "Consciência Ambiental - Meu impacto, minha responsabilidade", alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5, visa unir gestão pública e população em defesa da sustentabilidade.
Na primeira atividade desta semana, a Alurb convidou o Colégio Cid System, instalado no entorno do Parque da Mulher, para participar. Mais de 40 alunos tiveram a oportunidade de se envolver em rodas de conversa sobre os temas e numa gincana voltada para a arborização, através do projeto Arborizar é Massa.

Os discentes se dividiram em grupos para realizar a atividade e se espalhar pelo local para pôr a identificação nos exemplares já plantados. A estudante Sophia Macedo, de 12 anos, saiu com sua placa pelo parque para encontrar a árvore escolhida por ela.
"Eu estou achando uma ação linda, pois estamos botando o nome nas árvores e aprendendo. Quando eu crescer já vou saber que não posso jogar lixo na rua, nem em qualquer ligar que não seja a lixeira, machucar o meio ambiente em outras palavras. Quando ando na rua com a minha vó às vezes eu encontro muito lixo e sempre recolhemos e jogamos no local certo mais próximo da gente", revelou.

O professor de matemática, Harison Felipe, fala da oportunidade de participar, ao lado de seus alunos, na abertura da Semana do Meio Ambiente.
"Vimos que a maior intenção do projeto é conscientizar a população. Sabemos o quanto é importante eles adquirirem conhecimento e se conectarem com a natureza, principalmente em um local próximo de onde moram. Aqui eles aprendem um pouco de cada matéria e principalmente como preservar o meio ambiente", afirmou.

Além das orientações sustentáveis e brincadeiras lúdicas, a atividade também contou com a doação de mudas de espécimes ornamentais. Os exemplares foram disponibilizados pela Top Jardim, empresa instalada na região e engajada em ações ambientais. O proprietário, Gilberto Medeiros, fala um pouco da oportunidade.
"A ação toda está sendo muito importante para o Parque da Mulher em si, porque vai valorizar ainda mais o ambiente e vai trazer a consciência junto com os alunos da importância de cuidar das plantas, de preservar o espaço que, no futuro, eles mesmos cuidarão, assim como nossos vizinhos, que possuem mais de 50 anos, e tem o hábito de colocar a cadeira na praça aqui para aproveitar", contou.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, esteve presente no evento e celebrou mais uma edição da Semana do Meio Ambiente da Alurb.
"Para nós, é uma das principais semanas do ano. Então, nos esforçamos para fazer algo especial, que envolva crianças, adultos e possa atender diversos bairros, levando nossas orientações sustentáveis e boas práticas ao meio ambiente. Assim, fechamos uma parceria com a sociedade e cuidamos ainda mais da cidade".
Programação
Nesta terça-feira (3), a Autarquia continuará com ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Será a vez da Praia de Ponta Verde receber um mutirão de limpeza, em conjunto com alunos da Escola Municipal Orlando Araújo. Voluntários também poderão participar sem inscrição prévia, apenas comparecendo ao ponto de encontro da ação, a partir das 8h30, que será em frente ao Maceió Mar Hotel.
Ao final de todas as atividades, as crianças e participantes puderam apreciar um café da manhã com frutas como melancia, laranja e banana. Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, ressalta a importância de conscientizar a sociedade em relação as práticas positivas à natureza.
"A programação visa despertar a atenção das pessoas para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. A ideia é conciliar a proteção ambiental com o desenvolvimento urbano sustentável, porque temos o dever de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações", disse.