Trump envia carta a Bolsonaro, critica governo Lula e ameaça com tarifas: “Estarei observando de perto”
O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, enviou uma carta oficial ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro demonstrando apoio político e desferindo duras críticas ao atual governo brasileiro. A correspondência, assinada por Trump na condição de chefe de Estado, foi divulgada nesta quarta-feira (17) nas redes sociais por aliados bolsonaristas.
Na mensagem, Trump afirma que Bolsonaro está sendo alvo de um “sistema injusto” e classifica o julgamento a que o ex-presidente brasileiro responde como um processo que “deve terminar imediatamente”.
"Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país", escreve o presidente norte-americano, reforçando publicamente seu apoio ao aliado conservador.
O presidente dos EUA vai além: acusa o Brasil de adotar um "regime de censura ridículo", critica os ataques à liberdade de expressão no país e diz ter manifestado sua desaprovação não só publicamente, como também por meio da política tarifária — em referência à recente imposição de um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
"É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto", afirma Trump em tom de advertência.
A carta tem forte peso simbólico e diplomático. Ao ser enviada oficialmente pela Casa Branca, ela representa uma interferência direta do governo norte-americano na política interna do Brasil e levanta discussões sobre soberania e ingerência internacional.
A íntegra da carta pode ser conferida abaixo:
"A Casa Branca
Washington
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro,
Vi o tratamento terrível que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra o senhor. Esse julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária.
É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os oponentes políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Atenciosamente,
Donald J. Trump
Presidente dos Estados Unidos da América"