ASSEMBLEIA

Cabo Bebeto denuncia falta de uniformes e EPIs no Samu de Alagoas

Por Comunicação/ALE Publicado em 21/08/2025 às 17:41

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 21, o deputado Cabo Bebeto (PL) denunciou que servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão há pelo menos cinco anos sem receber uniformes e os devidos equipamentos de proteção individual (EPIs). Ele apelou para que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), regularize o fornecimento desses materiais.

“Sabemos que quem trabalha no serviço de urgência e emergência está exposto a diversos tipos de situações. São uniformes caros e o Estado passa cinco anos sem fornecer esses equipamentos”, afirmou Bebeto. O parlamentar destacou ainda que os funcionários têm que arcar com os custos de botas, calças e casacos, quando esses materiais deveriam ser providenciado pelo Governo. Segundo Bebeto, a situação chegou a um nível extremo, em que servidores do Samu de Alagoas precisam receber doações de uniformes do Estado de Sergipe. “Tem funcionário que recebe o uniforme do Estado de Sergipe e retira a bandeira para poder trabalhar. É a prova da falência da saúde pública de Alagoas”, relatou o deputado, observando como é complicado para esses profissionais não terem uniformes para trocar em caso de contato com sangue ou outros fluidos durante o atendimento a vítimas com ferimentos graves.

“Faço aqui esse apelo, pois são profissionais que se preocupam com a população, mas que também precisam estar apresentáveis e, principalmente, preservar a saúde. Não se justificam cinco anos sem receber os EPIs”, concluiu Cabo Bebeto, cobrando da Sesau que cumpra sua responsabilidade de fornecer os equipamentos aos servidores da pasta.