HOMENAGEM

Virgínia Lyra é homenageada na Assembleia Legislativa

Por Assessoria Publicado em 06/10/2025 às 14:16

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira, 6, uma sessão solene para outorga da Medalha de Mérito Lily Lages e do título de Cidadã Honorária de Alagoas à senhora Nancy Virgínia Karns Lyra, pelos relevantes serviços prestados ao Estado. Proposta pela deputada Fátima Canuto (MDB), a solenidade contou com a participação de familiares, amigos, autoridades políticas e empresários do agronegócio alagoano. Ao justificar a propositura da solenidade, a parlamentar disse que a homenageada é uma visionária que tem uma história de vida marcante e um profundo apreço e compromisso com o Estado de Alagoas.

“Dona Virgínia é uma visionária que ao lado do seu esposo, o empresário e político Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto, trabalhou em prol da sociedade alagoana trazendo emprego, renda, mas principalmente cuidando das pessoas”, destacou a deputada Fátima Canuto, ressaltando que com seu trabalho na área da educação, Virginia Lyra formou mais de 15 mil alunos na Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos, idealizada e implementada pela homenageada, que chegou a Alagoas em 1951, após se casar com o industrial Carlos Lyra.

Além disso, prosseguiu Fátima Canuto, Virgínia Lyra é uma pessoa muito sensível e humana que não cuida apenas das pessoas, mas também de animais, das plantas e sobretudo da família. “Americana de nascimento, chegou ao Brasil há muitos anos e merecia, em tantos anos de dedicação a Alagoas essa comenda tão importante quanto a Lily Lages, mas também o título de cidadã alagoana”, justificou a parlamentar, se dizendo honrada e muito feliz por estar na condição de deputada e poder homenagear pessoas como a senhora Virgínia, que vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento social, humano e cultural do Estado.

Biografia

Norte-americana naturalizada brasileira e reconhecida por suas contribuições sociais e educacionais em Alagoas, Nancy Virgínia Karns Lyra nasceu em 24 de agosto de 1932, em Fort Wayne, Indiana (EUA). Iniciou seus estudos superiores em Letras na Faculdade de Saint Francis, em Indiana. Em 1951, casou-se com o empresário e político alagoano Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto e mudou-se para o Brasil, estabelecendo-se em Alagoas. Ao receber o titulo de cidadã e a comenda Deputada Lily Lages, Virgínia Lyra, como é mais conhecida, agradeceu ao Parlamento alagoano e disse que “é um prazer imenso” receber essa homenagem e lamentou a ausência do esposo, Carlos Lyra, falecido há cerca de oito anos. Durante a sessão solene, foi passado um vídeo contando a trajetória e história da homenageada, desde que chegou a Alagoas.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades da política, a exemplo do senador por Alagoas Fernando Farias (MDB). “A deputada Fátima Canuto foi muito feliz em homenagear a Dona Virgínia com esse título. Ela é uma pessoa muito carismática e ao lado do seu esposo (Carlos Lyra) contribuiu muito para o Estado. Foi muito merecida essa homenagem”, declarou o senador. Além dele, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente; o prefeito de Mar Vermelho, André Almeida; a ex-vice-prefeita de Maceió, Lourdinha Lyra; a deputada Carla Dantas (MDB); o deputado Remi Calheiros (MDB); o representante do Sebrae, Domício Silva; o diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Pontes de Lyra; e o representante da Federação das Indústrias, José Nogueira, também prestigiaram a solenidade.