POLÍTICA

Lula defende maior representatividade do MST no Congresso Nacional

Presidente incentiva participação política do movimento e elogia atuação de bancos públicos na reforma agrária durante evento em Salvador

Publicado em 23/01/2026 às 18:52
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta sexta-feira (23) um maior envolvimento dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas eleições de 2026. Segundo ele, é fundamental desmistificar a ideia de que "gostar de política é gostar de coisa errada".

"Não adianta a gente sonhar muito e, depois do resultado eleitoral, colocar 574 deputados como bancada ruralista e apenas dois sem terra eleitos como deputado federal", declarou o petista em Salvador (BA), durante o 14º Encontro Nacional do MST.

Lula afirmou ter ficado satisfeito ao receber uma lista de integrantes do movimento que pretendem se candidatar. "Graças a Deus vocês tomaram a decisão de entrar na política. Sabe qual é a desgraça de quem não participa da vida política? É que é governado por quem gosta (de política)", destacou.

O presidente também relatou que, ao assumir o governo, tinha a intenção de "fazer o máximo de assentamentos", mas esbarrou na falta de estrutura do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Lula sinalizou ainda o desejo de se reunir em fevereiro com agrupamentos rurais. "Ainda no meio de fevereiro, quero ter uma reunião com o agrupamento do movimento rural neste País para discutir com mais precisão tudo o que foi feito e para discutir o que precisa ser feito no próximo período neste País", afirmou.

Elogios ao BB e Caixa

No evento, Lula elogiou a atuação da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil em prol da reforma agrária. "Pela primeira vez, a gente vai ao encontro do Sem Terra aplaudir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, porque no nosso governo, eles funcionam a serviço do povo trabalhador", declarou.

Participaram do evento nomes como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), os ministros da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos; da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; das Mulheres, Márcia Lopes; além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Mais cedo, Lula participou da entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida em Maceió (AL) e de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a Alagoas, dentro do programa Agora Tem Especialistas.