ELEIÇÕES 2026

Kassab diz que ser vice de Tarcísio seria privilégio, mas não é objetivo pessoal

Secretário de Governo de São Paulo declara que decisão sobre vice em 2026 cabe a Tarcísio de Freitas e que não tem obstinação pelo cargo

Publicado em 30/01/2026 às 13:31
Kassab diz que ser vice de Tarcísio seria privilégio, mas não é objetivo pessoal Reprodução

O presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou nesta sexta-feira que ser candidato a vice-governador na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2026 seria um "privilégio", mas ressaltou que a decisão cabe ao atual governador.

Nos bastidores, é sabido que Kassab articula para ocupar o cargo de vice, atualmente ocupado por Felício Ramuth, também do PSD. Apesar disso, Kassab afirma publicamente que, neste ano, seu papel será apenas de articulação política.

"Evidente que seria um privilégio, mas não é obstinação. A vida pública não pode ser movida por desejo pessoal", declarou Kassab em coletiva de imprensa após participar de um painel no lançamento do Plano de Voo da Amcham 2026, na B3. "Quem coordena é o governador. O partido participa, mas sob o comando dele. Ele terá liberdade para fazer essa escolha."

Durante agenda pública em 23 de janeiro, Tarcísio de Freitas elogiou Kassab, que deve deixar o governo estadual em breve.

"Eu não sei exatamente o que ele vai fazer, se tem intenção de concorrer ou não. Isso vai depender, obviamente, porque o Kassab é uma pessoa que tem feito um grande trabalho, é uma liderança política nacional relevante, tem ajudado o Estado de São Paulo. Eu fico aguardando os próximos passos dele", disse Tarcísio. "Ele ajuda muito o Estado de São Paulo e vai nos ajudar, com certeza, na construção desse projeto aqui em São Paulo e também na construção do projeto nacional. Eu conto muito com o Kassab."