TV

Doença neurológica rara é destaque do “Você Bem Melhor”

Publicado em 06/08/2025 às 15:17

No sábado (9/8), às 16h, o Dr. Rodrigo Gurgel recebe os pais de Mateus para falar sobre seu caso clínico. Ambos são formados na área da saúde e, desde que perceberam os sinais que o menino vinha dando, buscaram por respostas e a redução dos impactos.

 

Ao longo do programa da TV Aparecida, os pais do garoto vão contar e esclarecer várias dúvidas sobre o mal que acometeu a criança. A mãe, Roberta Dias, é especialista em saúde integrativa e atua como naturopata há mais de 15 anos, com diversas formações. Já o pai, Dr. Raphael Oliveira, é naturopata e médico veterinário de formação. E após o diagnóstico da doença rara de seu filho, o médico passou a se dedicar à área integrativa, com foco no desenvolvimento de tecnologias terapêuticas que unem inovação científica e cuidado multidisciplinar.

 

Sobre o Mateus, seu caso começou ainda na primeira infância, quando ele tinha apenas dois anos. A mãe notou que ele tinha dificuldades para sair das fraldas, andava nas pontas dos pés e apresentava comportamentos estranhos, como pausas no meio das atividades, gritos e medos repentinos. A mãe buscou ajuda médica. Chegaram a sugerir que a criança poderia ser autista, mas o diagnóstico foi descartado. Mesmo assim, Mateus continuava piorando.

 

Como Roberta cursava neurologia, na época, começou a desconfiar de algum dano cerebral e seguiu procurando respostas, levantando a possibilidade de uma doença neurológica. Foi iniciada, então, uma investigação mais aprofundada, sem saber ao certo o que estavam procurando. Enquanto isso, a família desenvolveu um método próprio de tratamento e publicou o livro "Diagnóstico Não é Destino". O trabalho ganhou visibilidade e, hoje, eles mantêm uma clínica em Alphaville (SP) e estão prestes a abrir uma ONG para atender gratuitamente crianças com doenças raras e degenerativas.

 

Vendo que o caso de Mateus piorava, a mãe o levou ao neuropediatra, que confirmou a suspeita de uma doença neurodegenerativa. Sem alternativas oferecidas pela medicina tradicional, ela aplicou os conhecimentos que já tinha em naturopatia e medicina chinesa. O pai de Mateus, que trabalhava com pesquisa farmacêutica, também largou sua carreira para se dedicar a essa nova jornada.

 

“Você Bem Melhor”, sábado, às 16h

Galeria de fotos