HOMENAGEM

Membros do Judiciário alagoano são agraciados com a Comenda Procuradora Sônia Suruagy

Presidente Fábio Bittencourt prestigiou a homenagem entregue aos desembargadores Otávio Praxedes e Ivan Brito, e à Morgana Bittencourt

Por Dicom TJAL Publicado em 18/09/2025 às 19:46
Presidente Fábio Bittencourt, Morgana Bittencourt e a procuradora-geral Samya Suruagy. Itaciara Albuquerque

Os desembargadores Otávio Praxedes e Ivan Brito, e Morgana Bittencourt, esposa do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, receberam a Comenda Procuradora Sônia Suruagy. A homenagem foi conferida pela Procuradoria-Geral do Estado de Alagoas (PGE), nesta quinta (18).

O presidente Fábio Bittencourt, que foi agraciado na edição passada com a comenda, destacou sua satisfação em voltar para prestigiar a homenagem aos membros do Poder Judiciário e à sua esposa.

"É importante reconhecer o trabalho das pessoas em prol da sociedade e do nosso Estado. E essas pessoas que receberam a comenda hoje vêm desenvolvendo um trabalho nesse sentido", comentou o presidente.

A procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, explicou que esta é a 3ª edição do prêmio, que visa reconhecer aqueles que se dedicam a transformar Alagoas em um estado mais justo e desenvolvido.

"Em todas as edições, nós fizemos questão de convidar desembargadores e membros do Poder Judiciário para receber a comenda. Eu quero deixar consignado que, na nossa gestão, nós cada vez mais buscamos uma união com o Poder Judiciário, porque essa união fortalece a população de Alagoas. E esse é exclusivamente o nosso objetivo".

Prestigiaram a solenidade os desembargadores Celyrio Adamastor, corregedor-geral da Justiça (CGJAL), e Fábio Ferrario, magistrados e servidores do Poder Judiciário.

Homenageados

Desembargador Otávio Praxedes, acompanhado da família, recebe a Comenda Sônia Suruagy. Foto: Itaciara Albuquerque



Para o desembargador Otávio Praxedes, é uma grande honra ter o seu trabalho na magistratura sendo reconhecido pela PGE.

"Isso é um reconhecimento ao meu trabalho que venho desenvolvendo ao longo de 35 anos no Poder Judiciário, e eu gostaria de fazer um agradecimento muito especial à procuradora Samya Suruagy, é uma pessoa que gosta de muito respeitada pelo seu trabalho desenvolvido aqui na Procuradoria, com seu alto espírito público", falou.

Presidente da Câmara Criminal do TJAL, o desembargador Ivan Brito também foi um dos escolhidos para receber a comenda.

"Para mim, é uma grata surpresa e uma honra receber esta comenda, a maior honraria da PGE. E eu recebo com muito orgulho, é fruto do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça e durante todos os anos dedicados à magistratura"

Desembargador Ivan Brito e a procuradora-geral Samya Suruagy. Foto: Itaciara Albuquerque


Responsável pelas campanhas solidárias promovidas pela atual gestão do TJAL, Morgana Bittencourt relembrou a trajetória da mulher que dá nome à honraria e agradeceu a homenagem.

"É uma grande satisfação receber uma comenda de uma mulher que foi tão importante para o nosso estado, uma pessoa de um coração muito grande, uma lutadora, uma mulher forte do nosso sertão. Eu queria agradecer a todos que fazem a PGE, em nome da Procuradora-Geral, Samia Suruagy, por tão grande honraria."

Comenda Sônia Suruagy

A comenda leva o nome da procuradora Sônia Suruagy, uma das primeiras mulheres a ingressar na carreira em Alagoas, marcando a história da PGE pela dedicação, pioneirismo e compromisso com o serviço público. A homenagem busca perpetuar sua trajetória e valorizar aqueles que, de diferentes áreas, fortalecem o desenvolvimento do estado.

Galeria de fotos