SSP entrega kits de atendimento pré-hospitalar tático para integrantes das forças de segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) entregou, nesta quarta-feira (24), equipamentos de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) para integrantes das forças policiais e de salvamento de Alagoas. A distribuição ocorreu no auditório do prédio histórico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), no centro de Maceió.
Os kits foram doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) aos alunos concluintes do curso de APH-Tático, que já chegou à quarta edição. A capacitação já formou 92 profissionais alagoanos do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil e Penal.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu a importância do curso para que vidas sejam salvas e prometeu a inclusão da qualificação profissional na grade curricular dos cursos de formação das instituições ligadas à SSP.

“A gente já perdeu policiais em razão de não ter o treinamento e o equipamento devido. Cada curso feito, melhoramos a nossa capacidade de operar e de se proteger. Agora, nossa missão é incluir o APH-Tático nos currículos dos cursos de formação e que isso se torne uma política pública de valorização da vida dos servidores”, afirmou Flávio.
Com investimento de mais de R$ 1,3 milhão na aquisição dos kits, o curso tem como objetivo garantir melhor desempenho para atuação em campo e evitar mortes de agentes da segurança durante operações policiais.

Durante o evento, o secretário executivo de Gestão Interna da SSP, coronel Jairison Melo, destacou que Alagoas tem se tornado uma referência nacional quando se trata de segurança pública.
“Hoje, o Estado investe muito e tem representantes de outras unidades da Federação vindo para cá aprender com nossos profissionais. O que Alagoas recebeu de investimento aplicou de forma inteligente, inclusive com a aquisição dos kits e as capacitações. Foi tudo fruto do trabalho em equipe”, disse ele.

O coordenador do curso de APH-Tático e assessor de Governança da SSP, Alexandre Galvão, enfatiza a competência dos profissionais formados.
“Os kits de APH-Tático entregues hoje são ofertados para aqueles profissionais que concluíram o curso e que estão aptos a utilizar os equipamentos com a consciência situacional. Esses agentes estão qualificados para se antecipar aos problemas e até evitá-los. Mentalidade de combate é o que a gente ensina: você acreditar que é capaz o tempo todo. Agora, eles também serão multiplicadores de conhecimento para que possamos salvar cada vez mais vidas”, relatou Alexandre.