UPA Cidade Universitária completa quatro anos com mais de 287 mil atendimentos médicos

Inaugurada em 20 de setembro de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Universitária, em Maceió, completa quatro anos de funcionamento com números expressivos. Já são 287.675 atendimentos, além de 46.013 exames de imagem e 189.002 exames laboratoriais.
Localizada no Conjunto Santa Maria, parte alta de Maceió, a unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem o objetivo de ampliar o acesso à saúde e desafogar as emergências hospitalares.
Com média de 7.200 atendimentos por mês, cerca de 240 por dia, a unidade presta assistência em clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com exames laboratoriais e de imagem, como raios-X. O trabalho é marcado por um atendimento humanizado e eficiente, priorizando o acolhimento e o bem-estar dos pacientes.
.jpeg)
A diretora-geral, Ana Cláudia Pires, destacou a importância da data. “Estamos celebrando quatro anos de UPA. É necessário ter muita dedicação para trabalhar em um serviço de urgência e emergência. Exige preparo, união, resiliência e, acima de tudo, amor pelo que fazemos. E é isso que encontramos aqui, com profissionais comprometidos, que não medem esforços para transformar dificuldades em soluções, e desafios em oportunidades de salvar vidas”, frisou a gestora.
Eficiência
A UPA Cidade Universitária é reconhecida pela população da parte alta de Maceió pela qualidade do atendimento. A operadora de máquina, Ana Beatriz de Melo, 30 anos, levou à unidade sua filha Isabela Melo, de 1 ano e 5 meses, após uma reação alérgica.
.jpeg)
“Ela teve febre e vim pra ela ser avaliada. O atendimento foi ótimo e super rápido, pois demorou 20 minutos. Moro aqui perto e a UPA Cidade Universitária facilita muito nossa vida. Ela é essencial para quem precisa da saúde pública, não tenho o que reclamar, sempre que preciso recorro aqui”, relatou.
O corpo clínico também reconhece a importância da unidade para a região. O médico clínico geral Benjamin Geraud, que atua desde a inauguração, ressalta que a unidade desafoga unidades como o Hospital Geral do Estado (HGE). “Aqui atendemos muitos casos de dor lombar, sintomas gripais, tosse, coriza, febre e diarreia. Antes, todos os moradores iam para o HGE, mas, a UPA Cidade Universitária veio para facilitar a vida dos moradores", frisou.
.jpeg)
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o papel da unidade como parte essencial da rede de urgência em Alagoas. “A UPA Cidade Universitária é um marco importante para a saúde pública de Alagoas. Em quatro anos, se consolidou como referência em atendimento humanizado, acolhedor e eficiente, desafogando as grandes emergências e garantindo acesso digno à população da parte alta de Maceió. Esse é o reflexo de um trabalho em equipe, que une gestão, servidores e comunidade”, afirmou.