Psicólogos do HEA apresentam pesquisas no XV Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar

Psicólogos do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, participaram do XV Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar, promovido pela Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. O evento foi realizado no Centro Cultural e de Exposições, em Maceió, reunindo profissionais de todo o país em torno da construção, avanço e formação da psicologia hospitalar.
Durante o congresso, os profissionais do HEA apresentaram cinco trabalhos de pesquisa desenvolvidos no hospital. Além do “Perfil do paciente em risco por tentativa de suicídio no HEA”, foram apresentados, também, “Tentativa de suicídio no HEA: O papel da psicologia hospitalar na articulação com a rede de apoio e promoção do cuidado em saúde mental” e “Atuação do psicólogo hospitalar como estratégia de cuidado ao sofrimento psíquico das gestantes na UEPNAR”.

Ainda durante o XV Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar, foram apresentados os trabalhos “A importância do psicólogo hospitalar no contexto de notificação de óbito como estratégia de humanização no HEA”, e a “Análise do índice de tentativa de suicídio no HEA, antes, durante e depois da Pandemia de Covid-19”.
“Foi uma experiência muito rica, porque além de ampliar o nosso conhecimento na área, tivemos a oportunidade de levar pesquisas realizadas no próprio hospital. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, produzindo conhecimento que pode contribuir para as políticas públicas e para a melhoria do cuidado em saúde mental”, disse a psicóloga Carolina Lessa, que atua no HEA há oito anos.

Ela acrescentou ainda sobre o suporte recebido na instituição foi fundamental para que os trabalhos fossem levados à frente. “Contamos com um grande apoio da coordenação de psicologia e da gestão do hospital, que nos dão liberdade e incentivo para desenvolver pesquisas, elaborar projetos e compartilhar o que produzimos”, afirmou.
O coordenador de Psicologia do HEA, Wagner Silva, observou que a participação no congresso tem um alcance que vai além da exposição dos trabalhos. “Apresentar nossos trabalhos em um congresso nacional é uma oportunidade de mostrar o que temos produzido dentro do hospital e, ao mesmo tempo, ampliar a cultura de pesquisa na instituição. Isso também motiva estagiários, residentes e outros profissionais a desenvolverem seus próprios estudos e contribuírem para o crescimento da área”, pontuou.

A diretora-geral do hospital, a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, ressaltou que eventos científicos como esse são fundamentais para abrir caminhos de desenvolvimento. “O Hospital de Emergência é um campo extenso de pesquisa. Apoiar iniciativas como essas significa agregar valor à formação dos profissionais e também à instituição”, ressaltou.
Estagiários, residentes em saúde e outros psicólogos do hospital também acompanharam o congresso e prestigiaram as apresentações dos colegas do HEA, ampliando a troca de experiências e fortalecendo a cultura de produção científica na instituição.