SAÚDE

Hospital Metropolitano de Alagoas realiza cirurgia de alta complexidade em paciente com tumor intracraniano

Por Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de AL Publicado em 25/09/2025 às 15:07
A cirurgia, conduzida pelo neurocirurgião Daniel Fonseca de Oliveira, durou quase 10 horas e contou com uma equipe multiprofissional Brunno Afonso / Ascom Sesau

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, vem se consolidando como referência em procedimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos exemplos recentes é o caso de uma paciente com mais de 70 anos, que após perder a visão do olho direito, foi diagnosticada com um tumor em região profunda do crânio.

 

Conforme o Prontuário Médico, a lesão estava comprimindo o cérebro, os nervos da visão e vasos importantes, exigindo uma intervenção de alta precisão. A cirurgia, conduzida pelo neurocirurgião Daniel Fonseca de Oliveira, durou quase 10 horas e contou com uma equipe multiprofissional, além do uso de tecnologia avançada e microscopia cirúrgica para garantir segurança e precisão na retirada do tumor.

 

Segundo o especialista, o procedimento representa a oferta de estrutura de alta complexidade no tratamento de patologias cerebrais para a população alagoana. “O Hospital Metropolitano de Alagoas tem estrutura, profissionais capacitados e tecnologia para atender casos de alta complexidade. Essa cirurgia foi um grande desafio, mas mostra a capacidade da nossa equipe em oferecer um tratamento de excelência pelo SUS”, destacou o neurocirurgião.

 

O diretor do HMA, Filipe Fernandes, reforça que casos como esse demonstram a importância da unidade para a população alagoana. “Nosso compromisso é garantir que os pacientes tenham acesso a um atendimento de qualidade, com tecnologia de ponta e equipes altamente qualificadas. O Metropolitano é um hospital 100% SUS e vem mostrando sua relevância para o fortalecimento da saúde pública em nosso Estado”, afirmou.

Com 223 leitos e serviços especializados, o HMA é hoje um dos principais centros de média e alta complexidade do Estado, reafirmando o compromisso de garantir assistência integral e de qualidade à população alagoana.