Promotoria de Justiça realiza palestra sobre ética, respeito e cidadania em escola de Minador do Negrão

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio da Promotoria de Justiça de Cacimbinhas, promoveu, nessa quarta-feira (24), uma atividade de conscientização na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, localizada na cidade de Minador do Negrão, município que integra aquela mesma comarca, no baixo sertão. O encontro teve como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre valores como ética, respeito e cidadania, reforçando a importância de uma convivência escolar mais harmoniosa, responsável e comprometida com o bem coletivo. Para além disso, também foi explicado o papel do MP como instituição guardiã dos direitos sociais.
A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça Izelman Inácio que, após sua fala, deu oportunidade para que os alunos pudessem esclarecer dúvidas e dialogar diretamente com o representante do Ministério Público. “Vale destacar que quando o Ministério Público promove esse diálogo com crianças e adolescentes, contribui para que eles compreendam seus direitos e deveres, reconheçam a necessidade do respeito ao próximo e se tornem protagonistas na promoção de uma convivência mais harmônica. Essa iniciativa ainda visa estimular a cultura de paz nas escolas, o que significa investir na prevenção da violência e no fortalecimento dos laços comunitários, criando ambientes mais acolhedores e seguros”, disse ele.
“Essas ações também reforçam a ideia de que a cidadania se constrói desde cedo, por meio de valores como solidariedade, empatia, responsabilidade e participação social. Ao aproximar o MP da comunidade escolar, a instituição cumpre sua missão constitucional de defesa da sociedade, não apenas no campo jurídico, mas também na formação cidadã das novas gerações”, acrescentou Izelman Inácio.
Participaram da atividade alunos, familiares, professores e diretores de escolas, conselheiros tutelares, o prefeito da cidade, Josias Aprígio, psicólogos e representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação.
Ao final do evento, Izelman Inácio ainda realizou atendimentos à população em virtude do surgimento de situações relacionadas à atuação do MPAL.