GESTÃO E FINANÇAS

Em menos de um mês, Comex Digital ultrapassa R$ 10 milhões em operações de importação

Por Matheus Guilherme / Ascom Sefaz Publicado em 26/09/2025 às 17:37
O sistema fica liberado para as empresas 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados Ascom Sefaz

No primeiro mês de uso, o Comex Digital, da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), já efetivou 621 liquidações, superando a marca de R$ 10 milhões em valor de operações. Apenas nos últimos três dias, foram realizadas 146 transações totalmente eletrônicas, número que representa mais que o dobro dos 60 processos físicos registrados no mesmo período.


O sistema eletrônico, lançado em 1º de setembro, vem apresentando um volume diário de utilização expressivo, sendo duas vezes maior que as operações realizadas pelos processos via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sem a ocorrência de qualquer problema apresentado na plataforma. Somente na quarta-feira (24), 75 importações foram liberadas digitalmente pela ferramenta.

A partir de 1º de outubro de 2025, todas as operações de importação que já estão homologadas para uso através do sistema eletrônico serão efetivadas unicamente pelo Comex. A regulamentação vem por meio da Lei nº 6.410/2003. O superintendente de Fiscalização da Sefaz, Luiz Augusto, explica que o prazo de adaptação, durante o mês de setembro, foi concedido para garantir uma transição tranquila para o novo modelo.

“Empresas que, porventura, enfrentarem dificuldades técnicas para utilizar o sistema eletrônico deverão abrir um processo via SEI, detalhando os motivos da impossibilidade e anexando a documentação comprobatória. Cada caso será analisado individualmente pela Superintendência de Fiscalização”, pontuou.

Luiz Augusto comenta ainda que a digitalização representa um avanço significativo no controle e na segurança das operações de importação, otimizando a fiscalização e garantindo mais transparência para todas as partes envolvidas.

Além da Sefaz, os empresários também são beneficiados com toda a agilidade apresentada pelo Comex Digital. O processo, que antes dependia de tramitação manual, agora é concluído de forma online e instantânea, sem necessidade de intervenção humana por parte da administração tributária.

O sistema fica liberado para as empresas 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, período em que tem ocorrido um volume significativo de operações. Desse modo, os importadores podem realizar suas operações a qualquer momento.