Quinze cidades de Alagoas completam mais de um ano sem registros de homicídios
Paulo Jacinto lidera ranking com mais de três anos sem mortes violentas; população relata sensação de tranquilidade e segurança nas ruas

Quinze municípios de Alagoas atravessam um período histórico: mais de um ano sem registrar homicídios. Entre eles, Paulo Jacinto, no Agreste, é o destaque. A cidade não contabiliza mortes violentas há três anos e 35 dias, segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL).
De acordo com a Polícia Militar, o cenário positivo é resultado de estratégias integradas, como monitoramento por câmeras espalhadas pelas áreas mais movimentadas, rondas ostensivas e ações educativas em escolas. “Juntamente com o poder público municipal, a gente tem esse trabalho ostensivo, diário, de abordagens de pessoas e também nas escolas”, explicou o subtenente Cícero.
O reflexo dessa segurança é percebido no cotidiano dos moradores. “Para mim, é um sossego. Não tem violência, ninguém mexe em nada”, relatou o feirante Mauro da Silva. O estudante Matheus Barbosa, de 12 anos, reforça: “Eu sinto segurança, não é igual a outras cidades. Seria bom se as outras crianças tivessem essa tranquilidade de sair sem medo”.
São José da Laje é um dos municípios que recentemente entraram para a lista. Com 140 câmeras em entradas, saídas e pontos estratégicos, a cidade já soma mais de um ano sem homicídios. “A gente sai e chega a hora que quer. Os nossos filhos saem e a gente não se preocupa. Tudo na paz”, disse o morador Leonízio Luiz.
Segundo o subtenente Santiago, o sucesso é fruto da integração entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, aliado ao serviço de inteligência. “Gradativamente, os números foram caindo por conta dessa integração”, destacou.
Municípios há mais tempo sem homicídios em Alagoas
Paulo Jacinto: 3 anos e 35 dias
Jacaré dos Homens: 2 anos e 7 meses
Pariconha: 2 anos e 2 meses
Mar Vermelho: 1 ano e 9 meses
Ouro Branco: 1 ano e 8 meses
Minador do Negrão: 1 ano e 7 meses
Cacimbinhas: 1 ano e 7 meses
Quebrangulo: 1 ano e 6 meses
Santana do Mundaú: 1 ano e 4 meses
Tanque d'Arca: 1 ano e 4 meses
Poço das Trincheiras: 1 ano e 2 meses
Pindoba: 1 ano e 1 mês
Olho d’Água Grande: 1 ano e 1 mês
São José da Laje: 1 ano e 10 dias
Inhapi: 1 ano e 6 dias