MEIO AMBIENTE

IMA/AL é referência para modernização da gestão ambiental em Sergipe

Por Mary Landim / Ascom IMA Publicado em 29/09/2025 às 12:15
Objetivo é conhecer, presencialmente, as ferramentas, fluxos e sistemas desenvolvidos em Alagoas Ascom / IMA

Técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema) estão participando de um intercâmbio institucional com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O objetivo é conhecer, presencialmente, as ferramentas, fluxos e sistemas desenvolvidos em Alagoas que têm se destacado como referência regional em gestão ambiental.

 

Desde abril, com atividades também realizadas nos meses de julho e setembro, servidores da Adema vêm acompanhando as rotinas de trabalho do IMA/AL, com foco na modernização dos processos internos da gestão ambiental sergipana.

 

Participam do intercâmbio servidores da Diretoria Técnica, Assessoria Técnica do Gabinete da Presidência, Assessoria Jurídica, Subgerência de Suporte Técnico e Geoprocessamento, Gerência de Fiscalização Ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Gerência de Licenciamento Ambiental da Adema.

 

Durante a visita mais recente, os representantes acompanharam de perto o funcionamento das plataformas de licenciamento, monitoramento e fiscalização, além das estratégias de gestão do CAR e uso de geotecnologias.

O presidente da Adema, Carlos Anderson Pedreira, destacou o quanto a experiência tem contribuído para os avanços que estão sendo implementados em Sergipe.

 

“Aqui em Sergipe, estamos incumbidos da missão de fortalecer as ações em prol do Meio Ambiente e aprimorar os processos de licenciamento ambiental. O governador Fábio Mitidieri tem dado máxima atenção à reestruturação e modernização da Adema, e conhecer experiências exitosas e sistemas que já funcionam bem em outros estados nos auxilia a fazer isso mais rapidamente e com maior eficiência”, disse

 

“Nesse sentido, tem sido muito enriquecedor esse intercâmbio com o IMA/AL, que possui um modelo de gestão exitoso, que já possui avanços significativos em diversos pontos e vem servindo de referência para a implementação local de soluções inovadoras e sustentáveis, visando à modernização do licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental em Sergipe”, acrescentou.

 

O servidor Victor Botelho, da Subgerência de Suporte Técnico e Geoprocessamento da Adema, também reforçou a importância da experiência no órgão alagoano.

 

“A visita ao IMA foi um momento muito enriquecedor para troca de conhecimentos e experiências na área de Geoprocessamento, CAR, licenciamento e fiscalização ambiental, reforçando a importância de incorporar, cada vez mais, tecnologias que garantam maior eficiência no monitoramento ambiental”, pontuou.

O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, ressaltou o esforço que vem sendo feito ao longo dos anos para tornar o órgão uma referência em agilidade, inovação e eficiência.

 

“O IMA vem, ao longo da última década, investindo na modernização dos sistemas e no aprimoramento dos processos de trabalho, com foco em uma gestão ambiental mais ágil, eficiente e transparente. Ficamos muito satisfeitos em ver que nosso modelo está servindo de inspiração para outros estados. Receber a equipe da Adema é motivo de orgulho e reforça o papel do IMA como referência regional na área ambiental”, frisou Lopes.

 

O IMA/AL informa que continuará promovendo esse tipo de intercâmbio institucional, contribuindo para o fortalecimento das políticas ambientais em outros estados que buscam soluções técnicas inovadoras e sustentáveis.