VISITA

Técnicos da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano visita laboratório de engenharia na Ufal

Por Emmanuely Assunção/Ascom Setrand Publicado em 29/09/2025 às 14:52
Parceria entre a Setrand e a Ufal está acontecendo por meio do Programa de Regularização Fundiária Ascom Setrand

Engenheiros, arquitetos e fiscais da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), estiveram no Campo de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta segunda-feira (29) para conhecer o laboratório LAR (Laboratório de Regularização Fundiária), ligado ao curso de Engenharia de Agrimensura e Cartografia. 

 

A visita foi guiada pelos professores responsáveis, Juciela Cristina dos Santos e Jhonathan Gomes dos Santos, que apresentaram as ações realizadas pelo laboratório a partir das tecnologias disponíveis na universidade. O laboratório passou por uma renovação recentemente, após a aprovação do projeto de Regularização Fundiária, realizado em parceria com a Setrand, pela Secretaria Periferia Viva, do Ministério das Cidades.


 

A parceria entre a Setrand e a Ufal está acontecendo por meio do Programa de Regularização Fundiária, para a realização da etapa de Endereçamento Postal, que já atendeu os municípios de Satuba e Messias em Alagoas. 

 

"A Setrand iniciou um projeto de endereçamento postal para as grotas. A partir dele, buscou parceria para endereçamento e regularização fundiária. Com o núcleo de engenharia de agrimensura da UFAL, foram obtidos recursos e firmou-se um convênio entre UFAL e Ministério das Cidades. A Setrand atua na coordenação do projeto", explicou a Secretária Especial de Planejamento e Urbanismo, Andreia Stevam.

 

A Ufal, por sua vez, transforma a experiência em aprendizado aos alunos, como explica a professora Juciela Cristina dos Santos. "O projeto prioriza o vínculo extensionista, ou seja, a contribuição social da universidade para a comunidade, que os alunos também levam para sua vida profissional. Além do aprendizado técnico e prático, há uma forte atuação social. A parceria com a Setrand reforça essa experiência prática. As atividades são aplicadas em áreas de interesse social e em comunidades carentes. Assim, o Estado e a sociedade recebem assistência técnica qualificada", afirmou.

 

Para a sociedade civil, o laboratório abre portas para novas parcerias com a instituição de ensino. "A existência de um laboratório deste porte em Alagoas proporciona formação qualificada de novos profissionais, além de possibilitar novas parcerias para o uso da tecnologia em obras públicas, reduzindo custos e otimizando o tempo de execução", explicou o Assessor Especial de Controle de Medições, Wellington César.