EVENTO

Delegação alagoana participa da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres em Brasília

Por Daniel de Oliveira / Ascom Semu Publicado em 29/09/2025 às 17:04
52 mulheres compõem a delegação alagoana na 5ª CNPM, em Brasília Ascom Semu

Representações femininas da sociedade civil e do poder público estadual e municipais de Alagoas estão participando da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM), em Brasília. O evento está na quinta edição, teve início nesta segunda-feira (29) e segue até quarta (1º).

 

Com tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM reúne mais de 4 mil mulheres de todo o Brasil em um espaço de construção coletiva de políticas públicas de gênero. Entre elas, 52 participantes representam o estado de Alagoas.

 

As delegadas alagoanas levam para a plenária nacional as propostas edificadas durante a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, promovida em agosto, pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim).

 

Durante os três dias de conferência, serão colocados em debate seis temas centrais: enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento das mulheres em espaços de poder e decisão; combate à violência de gênero; políticas de cuidado e autonomia econômica; saúde, educação e assistência social; e articulação entre governo e sociedade civil.

 

As propostas construídas durante os diálogos servirão de base para a atualização do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

 

Para a secretária de Estado da Mulher de Alagoas, Marília Albuquerque, o evento é um momento importante para as mulheres brasileiras e será um marco para o futuro. “Estamos muito felizes que Alagoas esteja participando deste processo de construção de políticas. Este é um espaço fundamental para dar voz a todas as mulheres, sobretudo às historicamente invisibilizadas e silenciadas”.

 

O evento é promovido pelo Ministério das Mulheres e o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (CNPM). Ele é resultado das etapas preparatórias, que aconteceram em âmbitos municipais, regionais e estaduais, além das modalidades livres, mobilizando mais de 156 mil mulheres durante todo o seu processo.

 

Abertura e programação

 

A abertura aconteceu na manhã desta segunda (29) e contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. No período da tarde, foi promovido o painel Políticas Públicas e Ações para as Mulheres do Brasil, onde teve a participação das ministras que compõem o Governo Federal. O dia inaugural se encerra com a aprovação do regulamento da 5ª CNPM.

 

A programação segue nesta terça (30) com vários painéis de diálogos simultâneos pela manhã e espaços de debates sobre os temas centrais. Na sexta (1º), acontece a plenária final, onde todas as propostas construídas serão debatidas, analisadas e submetidas à aprovação geral.