Polícia Civil participa do I Encontro sobre Enfrentamento à Manipulação de Resultados Esportivos

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) participa desde segunda-feira (29), no auditório do Ministério do Esporte, do I Encontro Técnico Nacional sobre Enfrentamento à Manipulação de Resultados Esportivos. A instituição sendo representada pelo delegado Dalbert Pinheiro, titular da Delegacia de Estelionatos.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades dos Ministérios do Esporte, da Fazenda e da Justiça e Segurança Pública, além de representantes da Polícia Federal, das Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal, especialistas e gestores do setor esportivo.
A iniciativa é fruto do Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria Interministerial MESP/MF/MJSP nº 1/2025, que reúne o Ministério da Fazenda (MF), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Federal (PF) e o Ministério do Esporte (MEsp), com apoio técnico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodoc), com o objetivo de combater a manipulação de resultados esportivos.

O evento, que se estende até esta quarta-feira (1), busca consolidar estratégias de prevenção e enfrentamento às fraudes esportivas e às apostas ilegais, fortalecendo a cooperação entre órgãos de fiscalização, investigação e regulação. A iniciativa é resultado do Grupo de Trabalho Interministerial criado pela Portaria MESP/MF/MJSP nº 1, de 15 de agosto de 2025, e conta com apoio técnico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
No evento, o GT também lançará o Manual de Combate à Manipulação de Resultados Esportivos, que tem por finalidade estabelecer diretrizes para a atuação preventiva e repressiva, consolidando conhecimento técnico e metodológico em torno da matéria.

A qualificação das Polícias Civis estaduais e da Polícia Federal é considerada eixo central para a consolidação da resposta estatal à manipulação de resultados.
Essa capacitação tem como objetivo padronizar procedimentos, fortalecer a cooperação interestadual e aprimorar a atuação conjunta das forças de segurança, garantindo maior agilidade na apuração de irregularidades e no encaminhamento de denúncias.
Com a iniciativa, o Governo do Brasil dá mais um passo no processo de construção da Política Nacional de Combate à Manipulação de Resultados Esportivos, reforçando o compromisso do país com a credibilidade das competições e a proteção da integridade do esporte brasileiro. Além disso, um dos objetivos do encontro é reunir uma base de conteúdo que sirva para capacitar outros agentes públicos e que fique como legado de diretrizes e boas práticas a serem seguidas nacionalmente na prevenção e no enfrentamento das fraudes esportivas.