MEIO AMBIENTE

Conheça a APA Marituba do Peixe: área de proteção conhecida como pantanal alagoano

Por Kamilla Abely / Ascom IMA Publicado em 03/10/2025 às 11:01
Área é um convite ao convívio com a diversidade da natureza Neno Canuto / Agência Alagoas

Gerida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), a Área de Proteção Ambiental (APA) Marituba do Peixe é conhecida como o pantanal alagoano. Criada em 4 de março de 1988, a Unidade de Conservação estadual (UC) fica localizada no sul do estado de Alagoas, entre os municípios de Piaçabuçu, Penedo e Feliz Deserto.

 

Com mais de 18.500 hectares, equivalente a cerca de 26 mil campos de futebol, a APA abriga vastas áreas alagadas, conhecidas como várzeas e contempla cordões arenosos e fragmentos da Mata Atlântica, que abrigam uma rica biodiversidade de fauna e flora.

Praia de Feliz Deserto


O gestor da APA Marituba do Peixe, Clayton Silva, destaca que, além de ser um santuário natural, a área também é lar de comunidades agricultoras, pescadoras e extrativistas, grupos dedicados à produção de artesanato e mel, cooperativas e associações de produtores locais.

“Hoje enfrentamos desafios como a supressão da vegetação, a produção ilegal de carvão e a caça, ameaças que colocam em risco esse relicário de beleza e biodiversidade. Por isso, protegê-la é fundamental”, destacou Clayton Silva.

 

Em termos de território, aproximadamente 20% da APA Marituba do Peixe pertence a Penedo, 21% a Feliz Deserto, e 59% a Piaçabuçu, que faz limite com o Rio São Francisco.